Ximena Constanza

Ximena María Constanza Ovando

Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil

• Ponencia: "Decápodos no nativos en América del Sur: evaluación de riesgos e impactos potenciales"

Graduada como Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Nacional de Nacional de Tucumán, Faculdade de Ciencias Naturales e IML, Tucumán, Argentina (2007).

Possui Doctorado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional de Tucumán (2014). Possui experiência na área de Malacologia, taxonomia, morfologia, distribuição e diversidade de táxons de Gastropoda Pulmonata (terrestres e límnicos). Com pós-doutorado desenvolvido no laboratório de Malacologia límnica e terrestre da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2014-2017). Bolsista da CAPES, Programa Ciências sem Fronteiras, Atracão Jovens Talentos pesquisando Filogenia e distribuição de pulmonados Basommatophora com enfase em Ancylinae. Professora Visitante no Departamento de Zoologia, IBRAG, UERJ (2018-2019).

Atualmente é professora visitante no Departamento de Zoologia da UFJF. Como linha paralela de pesquisa, estuda a conservação e delimitação de áreas prioritárias para conservação de moluscos terrestres e de água doce e analises espaciais com ferramentas de Geoprocessamento. Como temas de interesses voltados principalmente para estudos de sistemática, desde taxonomia com dados morfológicos e moleculares até levantamentos de biodiversidade e ecologia. Também colabora com projetos no exterior sobre de espécies invasoras no Sudoeste bonaerense (Bahia Blanca, Argentina) e em outros projetos que envolvem Taxonomia integrativa, Geoprocessamento e espécies exóticas. Participou em eventos internacionais como palestrante, é revisora Ad Hoc de várias revistas de Zoologia, Malacologia, e Diversidade.

Por la sostenibilidad de los recursos acuáticos y la acuicultura en el marco de la economía azul

Logo Firma 2023

Su mensaje ha sido enviado de manera satisfactoria

El Comité Organizador del XII Firma 2023 lo contactará a la mayor brevedad posible